De Boston (Cape Cod & Islands) a San Diego, de San Diego a Nova Iorque (Newark) e de Nova Iorque a Toronto, uma delegação da APEMIP, a que tive a honra de presidir, cumpriu, recentemente, mais de vinte mil quilómetros, desde que saiu de Portugal até regressar a Portugal, numa missão empresarial diplomática de promoção do imobiliário português no estrangeiro.
O pretexto para esta digressão pela América do Norte foi a realização, em San Diego, da convenção anual da maior associação de mediadores imobiliários do Mundo, a norte-americana NAR, convenção para a qual somos, nos últimos anos, convidados, este ano, com a auréola de sermos considerados uma das melhores associações do sector da Europa.
Uma classificação que nos orgulha pois nos Estados Unidos da América, a mediação imobiliária rege-se por um apertado código de ética e de conduta, relativamente ao público que a procura, promovendo também, entre os profissionais desta área de negócios, acções de altruísmo e solidariedade dos mediadores perante as populações que servem.
Para dar conta da importância da profissão nos Estados Unidos da América, basta referir que uma das oradoras convidadas na Convenção da NAR, foi Condoleezza Rice, a 66ª Secretária de Estado dos Estados Unidos da América. Os mediadores norte-americanos já estão habituados a estas presenças VIP – numa das convenções anteriores contaram entre os oradores convidados com os antigos presidentes Clinton e Bush pai.
A convenção da NAR, em San Diego, foi o pretexto para uma acção de divulgação no estrangeiro, do imobiliário português, levada a cabo com um apoio, que registo, da diplomacia portuguesa, bem visível pela presença da Consul Geral de Portugal em Newark, Drª Maria Amélia Paiva, e do Consul Geral de Portugal em Toronto, Dr. Júlio Vilela.
Em Newark e em Toronto, a delegação da APEMIP avistou-se com mediadores imobiliários e com potenciais investidores em Portugal, em acções cujo impacto excedeu todas as expectativas, de tal modo que, em Toronto, um quadro superior do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Alan Ballak, fez também questão de participar neste encontro com a delegação portuguesa.
Os relacionamentos criados no Canadá, nomeadamente com a poderosa associação de mediadores imobiliários de Toronto, presidida por Tom Lebour, foram facilitados pela mediação de José Carlos Sousa, um português radicado no Canadá há mais de 30 anos e que actualmente assume a presidência da FIABCI Toronto.
Estes vinte mil quilómetros de digressão cumpridos em doze dias, vão, estou certo, dar frutos a médio prazo, e são, desde já, para grande orgulho meu, um enorme crédito da APEMIP no deve e haver do esforço que se exige para relançar a nossa economia através das exportações e da captação de capital estrangeiro.
Luís Carvalho Lima
Presidente da Direcção Nacional da APEMIP
Publicado dia 25 de Novembro de 2009 no Público Imobiliário