A manifestação pública da vontade da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) e da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), as duas associações portuguesas, assumidamente empenhadas na criação da Confederação Imobiliária de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP), em concertadamente, se empenharem nas diligências necessárias à formalização da CIMLOP, em colaboração com as associações angolanas e brasileiras que já manifestaram idêntico interesse na constituição desta confederação, foi um dos pontos altos do Seminário Nacional da APEMIP, na IMOBITUR , salão que marcou o inicio desta Primavera de 2010.
Este “casamento” natural entre a construção e o imobiliário portugueses, no quadro da nascente Confederação Imobiliária de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP), acto testemunhado por representantes do Sindicato da Habitação de São Paulo (SECOVI SP), do Conselho Federal de Correctores de imóveis (COFECI, Brasília) e da Associação de Profissionais e Imobiliários de Angola (APIMA ), neste último caso a própria Presidente da APIMA, Dra. Branca do Espírito Santo, este “casamento” é de bom augúrio para o futuro da CIMLOP. Até choveu nesse dia e, como diz o povo, “boda molhada é boda abençoada”.
Estes votos (e o que eles realmente significam) foram, também apadrinhados pelas presenças do Senhor Ministro das Obras Públicas, Dr. António Mendonça, e do Senhor Secretário de Estado das Obras Públicas, Dr Paulo Campos. Neste contexto, quero, no entanto, sublinhar os comentários tecidos pelo Eng. Rui Marques, Administrador Executivo da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), numa intervenção proferida no mesmo seminário, em que teve a amabilidade de reconhecer o papel que a APEMIP tem vindo a desenvolver no esforço de internacionalização do sector. O Eng. Rui Marques disse mesmo que a APEMIP e a AICEP parecem realmente em sintonia, acrescentando que o slogan do Seminário , “Mundos com M de mercado” podia ser um bom mote para uma campanha da própria agência.
APEMIP e AICCOPN provaram, na Imobitur, que são almas gémeas no sector chave da Construção e do Imobiliário, e que esta conjugação de interesses é indispensável para cumprir um dos objectivos da própria CIMLOP, que nascerá em Luanda, no próximo mês de Maio, objectivo que é o da captação de investimento, nas áreas da construção e do imobiliário, para os países de origem dos membros da futura confederação, ou seja, os países da lusofonia.
Luís Carvalho Lima
Presidente da Direcção Nacional da APEMIP
Publicado dia 2 de Abril de 2010 no Diário de Notícias