No atlas dos mercados imobiliários que falam português, o próximo Salão já está marcado para Luanda, de 6 a 9 do próximo mês de Maio, e é o primeiro Salão Imobiliário de Angola (SIMA). Nós, representantes das organizações fundadoras da Confederação do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP), já marcamos encontro para a bela capital angolana, onde teremos a receber-nos a Associação de Profissionais Imobiliários de Angola (APIMA).
Vão estar por Portugal, a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) e a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), e, pelo Brasil, o Sindicato da Habitação de São Paulo (SECOVI SP) e o Conselho Federal de Correctores de imóveis (COFECI, Brasília), empenhados na formalização jurídica da CIMLOP, estrutura que representará, pugnando pela respectiva dignificação e desenvolvimento, as entidades associativas e empresariais das actividades da construção e do imobiliário de Angola, do Brasil, de Cabo Verde, da Guiné Bissau, de Moçambique, de Portugal, de S. Tomé e Príncipe e de Timor.
Vamos ter, neste encontro, alguns amigos desta ideia do alargamento do mercado imobiliário (no caso com base na unidade cultural que assenta na língua comum), a um espaço físico real, capaz de captar investimento, nas áreas da construção e do imobiliário, para os países da lusofonia, nomeadamente pelo fomento da partilha de negócios através dos agentes da mediação imobiliária.
É de facto um acontecimento que merece figurar nas agendas de quem quer estar atento à própria recuperação económica das nossas Economias.
Luís Carvalho Lima
Presidente da Direcção Nacional da APEMIP
Publicado dia 7 de Abril de 2010 no Diário Económico