Os ecos das intervenções do Senhor Ministro das Obras Públicas, Dr. António Mendonça, e dos Senhores Secretário de Estado das Obras Públicas, Dr. Paulo Campos, e Secretário de Estado da Justiça e da Modernização Judiciária, Dr. José Magalhães, em iniciativas da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), na VI Imobitur, fazem-se ouvir como objectivos da mediação imobiliária fundamentais para a recuperação da Economia.
Ao anunciar um diálogo com o sector imobiliário susceptível de ajustar a lei, no sentido de garantir maior eficácia e transparência à nossa actividade e ao reconhecer o nosso peso na Economia, o Senhor Ministro das Obras Públicas desarmadilhou, num contexto de desafios, incompreensões que impedem o progresso e que são artificialmente alimentadas para travar a capacidade da mediação imobiliária.
Por seu turno, os senhores Secretários de Estado das Obras Públicas e Secretário de Estado da Justiça e Modernização Judiciária, reconheceram implícita e explicitamente, em momentos diferentes, a capacidade da mediação imobiliária portuguesa para se responsabilizar por competências que lhe são naturais, mesmo quando lhes são negadas.
Isto, sem esquecer o acesso rápido e directo, via internet, das empresas de mediação imobiliária às informações das conservatórias e das finanças referentes ao bem imóvel cuja comercialização estão a mediar. Com a certeza que mais competências trarão maior competência.
Luís Carvalho Lima
Presidente da Direcção Nacional da APEMIP
Publicado dia 10 de Abril de 2010 no Expresso