A Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) e a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), a primeira, referência do imobiliário português e a segunda, na área da construção, assumiram publicamente, em carta de intenções que assinaram no decorrer do recente VI Salão IMOBITUR, o empenho comum e concertado na criação da Confederação Imobiliária de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP), sem prejuízo de uma estreita colaboração com as associações angolanas e brasileiras que já manifestaram o mesmo interesse.
Esta sintonia natural, entre a construção e o imobiliário portugueses, no plano internacional manifestado no quadro da nascente Confederação Imobiliária de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP), à semelhança da concertação que se verifica internamente, no caso na Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), alargada a outras associações empresarias da fileira, é fundamental para levar a bom porto os objectivos que justificam este esforço organizativo.
Como sublinhou o Eng. Rui Marques, Administrador Executivo da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), numa intervenção proferida, no mesmo seminário onde teve lugar a assinatura referida, os parceiros destas novas viagens lusófonas estão também em sintonia com os próprios objectivos traçados pelo AICEP, uma agência do Estado português que, como nós, na APEMIP, também acredita que Mundo se escreve com M de Mercado.
Estas nossas boas intenções, aliás testemunhadas pelo Senhor Ministro das Obras Públicas, Dr. António Mendonça, e pelo senhor Secretário de Estado das Obras Públicas, Dr Paulo Campos, pouco ou nada valerão, se não conseguirem afirmar-se no terreno com os apoios que se justificam para que a aposta da internacionalização não seja apenas um conjunto de discursos mais ou menos bem conseguidos, e, mais ou menos bem projectados numa nova geografia de investimentos. Estamos, no entanto, confiantes de poder levar aquela carta tão longe quanto possível.
Luís Carvalho Lima
Presidente da Direcção Nacional da APEMIP
Publicado dia 10 de Abril de 2010 no Jornal de Notícias