A Associação de Profissionais e Empresas da Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) promoveu, em Março passado, no âmbito do Salão Imobiliário da IMOBITUR, um Seminário Nacional virado para a internacionalização do imobiliário português, seminário que teve como mote a feliz e oportuna expressão “Mundos com M de Mercado”.
Neste marcante debate, agendamos presenças que ofereceram aos participantes uma visão global dos benefícios da internacionalização do sector imobiliário, condição essencial para captar o investimento estrangeiro que se mostra fundamental nesta fase de recuperação da nossa economia.
E quando falamos na internacionalização do sector, estamos a falar do imobiliário turístico, do universo das segundas habitações e do universo do turismo residencial, para fruição e investimento, num quadro de desenvolvimento do sector imobiliário em permanente mudança.
Como acontecerá no próximo Seminário da APEMIP, a realizar em Agosto, numa rentrée que tem marcado a nossa presença na Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Industria de Lagoa (FATACIL), seminário cujo tema já divulgado, defende o relançamento do Turismo Residencial como pilar da retoma.
Sem querer ter a última palavra, continuamos a agendar, em permanência, a discussão das nossas perspectivas de desenvolvimento, como um dever da mediação, dever que implica um reequacionar total dos paradigmas de actuação desta nossa oferta turística, a estender-se pelos Mundos, com capacidade e apetência para descobrir as nossas mais valias.
Tocar nos mercados com capacidade e apetência para apreciar a nossa melhor imagem.
Luís Carvalho Lima
Presidente da Direcção Nacional da APEMIP
Publicado dia 28 de Julho de 2010 no Diário Económico