Na sequência da audiência que a Senhora Ministra do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Drª. Assunção Cristas, me concedeu enquanto presidente da Associação de Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), um dos jornalistas que me contactou para obter informações sobre o encontro quis saber, entre outras perguntas, com que impressão saí dessa audiência  ao que respondi, com toda a sinceridade, que foi muito positiva.

De facto, e como acrescentei na resposta, esse encontro confirmou a existência entre nós, em todos ou quase todos os partidos, de uma geração de jovem políticos bem preparada para a politica e apostada em alterar alguma má imagem que, muitas vezes injustamente, recai sobre a própria actividade politica. Esta juventude é, em tempos difíceis como o que vivemos, a maior garantia de que podemos ultrapassar os desafios que se nos colocam.

Mas, para conseguirmos superar os desafios que se colocam actualmente a Portugal, não basta – sendo contudo essencial – o entusiasmo contagiante da geração de jovens que começa a marcar a nossa politica. É também preciso que todas as demais gerações se deixem contagiar e juntem a esse empenho vital os conhecimentos que a experiência lhes ajudou a acumular e que também podem fazer a diferença.

Dando força à vontade de caminhar por percursos que são, comprovadamente, seguros para o crescimento e para o desenvolvimento da nossa economia, como sejam, neste sector da Construção e do Imobiliário, os de novas e mais justas regras para o arrendamento urbano e, na sequência o do relançamento da reabilitação urbana, esse comboio seguro até para a recuperação de muito posto de trabalho perdido.

É que, o investimento na reabilitação e no arrendamento urbano podem, por exemplo, potenciar soluções de investimento seguro para o mercado interno, cativando poupanças que crescentemente procuram alternativas que sejam credíveis como complemento de pensões e reformas, repetindo soluções que se impuseram como socialmente aceites noutras épocas de menor peso da segurança social.

Luís Lima

Presidente da APEMIP

luis.lima@apemip.pt

Publicado no dia 13 de Setembro de 2011 no Jornal de Negócios

Translate »