Na próxima semana, durante o Salão Imobiliário de Portugal (SIL 2012), vou assinar, como presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), um acordo de parceria com  uma associação congénere francesa, o SNPI, de Paris. representado pelo seu presidente, Allain Duffoux.

Este acordo visa estabelecer e fomentar a partilha de negócios imobiliários entre empresas das duas associações, abrindo portas a uma efetiva internacionalização do imobiliário português que começa a descobrir as enormes potencialidades que existem no mercado francês.

Potenciado pela projeção que o imobiliário português conseguiu no recente primeiro Salão Imobiliário de Portugal, em Paris, este acordo abre portas à concretização das desejáveis parcerias empresariais, sem as quais muitos ensaios de internacionalização ficam pelo caminho sem o sucesso que inicialmente prometiam.

O futuro do imobiliário português será menos incerto se o tomarmos nas nossas mãos e se o promovermos onde há espaço para ser promovido, nomeadamente nos mercados onde há investidores que ainda procuram investimentos seguros de longo prazo para substituir opções que a recente crise demonstrou serem voláteis e, consequentemente pouco seguros, apesar de em alguns momentos se apresentarem com o atrativo de lucros milionários a crescerem sem parar até ao céu.

O futuro do imobiliário português e o próprio futuro da nossa Economia, pois este nosso sector está na primeira linha da ação para suster e superar a crise, como aliás também se demonstrará na reflexão que este ano se produzirá no salão SIL.

Luís Lima

Presidente da APEMIP

luis.lima@apemip.pt

Publicado no dia 06 de outubro de 2012 no Expresso

Translate »