A marcar o primeiro dia da Tektónica 2013, que hoje termina na Feira Internacional de Lisboa (FIL), foi assinado entre várias instituições, incluindo a Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP) a que presido, um acordo de parceria para a internacionalização do sector da Construção e do Imobiliário que mereceu a presença do Secretário de Estado das Obras Públicas Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro.
Este acordo, assinado pelo comendador Jorge Rocha de Matos, como presidente e a representar a Fundação AIP, pelo Dr. José Eduardo Carvalho, como presidente da Direcção da Associação Industrial Portuguesa, Câmara do Comércio e da Indústria, pelo Eng. Manuel Reis Campos, como presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, e por mim próprio em representação da CIMLOP, visa o desenvolvimento de um plano de concertação de ações de apoio à internacionalização do sector da Construção e do Imobiliário.
O que realmente está em causa e é preciso fomentar é a projeção, no Mundo, das capacidades, da imagem e das tecnologias do sector português da construção e do imobiliário, objetivos que passam, por exemplo, pela dinamização de uma plataforma operativa de interação que suporte o que tem de ser feito para este fim.
Pretende-se, como aliás foi sublinhado, criar uma rede operativa de inteligência competitiva, dinamizar a presença de empresas nos principais mercados internacionais e reforçar a própria marca Portugal, desafios que implicam, ainda nos termos do acordo, que unamos esforços concretos e sejamos capazes de constituir um corpo técnico com representantes das instituições signatárias vocacionado para propor uma estratégia vencedora de promoção externa.
A internacionalização é uma das estratégias do caminho que temos de trilhar para vencer os desafios do momento presente, sendo certo que o sector da Construção e do Imobiliário continua a ser fundamental para o desenvolvimento e para a recuperação das Economias, sendo, como sempre foi, um sector determinante para uma oferta de qualidade de vida das populações. Um caminho indispensável que será percorrido com mais facilidade se todos nós nos empenharmos nestes desafios.
Luís Lima
Presidente da CIMLOP
Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa.
presidente@cimlop.com
Publicado no dia 11 de maio de 2013 no Jornal de Notícias