O Salão Imobiliário de Portugal que mantém a sigla SIL herdada do tempo em que era conhecido como Salão Imobiliário de Lisboa vai ser, na próxima semana, a capital do imobiliário de língua oficial portuguesa muito por força da reunião de Outono da Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP),a realizar durante e a par do próprio SIL, mais precisamente no próximo dia 10 de Outubro, véspera de uma conferência sobre a importância da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na internacionalização do setor da construção e do imobiliário português, organizada numa parceria da CIMLOP com a Fundação AIP.
A CIMLOP, vocacionada para exercer uma autêntica diplomacia económica de influência no espaço lusófono, está a construir uma rede de informações empresariais indispensável à internacionalização dos mercados imobiliários dos países lusófonos e a criar condições privilegiadas para a afirmação deste mercado de 250 milhões de pessoas. Por outro lado e por força de outras parcerias, nomeadamente com a Fundação AIP, a lançar outras pontes para outros mercados emergentes, de que destaco o mercado da China com uma longa história de ligação a Portugal e a muitos países de Língua Portuguesa.
Recordo que uma das regiões administrativas da República Popular da China , a Região de Macau, está em vias de integrar a própria CIMLOP com um estatuto especial de membro observador. Por tudo isto, a Reunião de Outono da CIMLOP é um dos momentos altos do Salão Imobiliário de Portugal (SIL), assumindo-se como mais um momento importante para melhor potenciar os mercados imobiliários deste vasto espaço como ofertas seguras para investimentos estrangeiros que procuram soluções rentáveis e sustentáveis.
Em Portugal, o sector é um dos comboios seguros para a nossa própria recuperação, nomeadamente pela via da Reabilitação Urbana, e a visibilidade internacional que o SIL 2013 dará ao nosso imobiliário um vector para incrementar a própria confiança interna no nosso mercado imobiliário, que precisa de ser divulgado para se afirmar como refúgio seguro para muitos investimentos e até para alguma poupança interna.
Nesta linha, a Rodada de Negócios que a CIMLOP vai promover na manhã do dia 11 de outubro será também um momento privilegiado para os empresários dos diversos países CIMLOP presentes poderem ampliar as respectivas redes de contactos, partilhar informações e estimular a criação de eventuais parcerias com vista à internacionalização, abrindo assim portas a novos negócios em novos mercados. O mesmo relativamente ao espaço “Meeting Point CPLP”, encontro alargado aos mercados do Reino Unido e da França, bem como da China, pela primeira vez a marcar presença neste evento.
Por tudo isto Lisboa prepara-se para ser, na próxima semana, um verdadeira capital imobiliária do Mundo.
Luís Lima
Presidente da CIMLOP
Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa
presidente@cimlop.com
Publicado no dia 4 de Outubro de 2013 no Diário de Notícias