Apraz-me registar que o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, tenha relacionado a Reabilitação Urbana com o crescimento do Turismo, actividade tão importante para nós quanto representa 9% do Produto Interno Bruto (PIB) e tem vindo a crescer quase exponencialmente.
Num contexto que desconheço, pois não assisti à conferência sobre turismo Industrial realizada há dias no Barreiro e onde Adolfo Mesquita Nunes fez tal afirmação, não posso estar mais de acordo com a tese da Reabilitação Urbana como um dos pilares do Turismo, tese que não sendo nova nem sempre tem sido reconhecida como tal.
A verdade é que só essa conciliação, esse respeito pela memória que reside na Reabilitação Urbana, mais bem ou menos bem conseguida, explica a contínua atração que La Bodeguita del Medio exerce sobre quem visita La Habana, a capital de Cuba, o Café Sport, o célebre Bar do Peter, na cidade da Horta, ilha do Faial, Arquipélago dos Açores.
Pela diferente natureza das Economias não há, ao contrário do Bar do Peter que já tem réplicas em Lisboa e no Porto, réplicas da La Bodeguita del Medio, mas esta, seja pelos seus famosos “mojitos”, seja por ter sido um dos bares preferidos do grande escritor norte-americano e Nobel da Literatura em 1954 Ernest Hemingway, é um dos pilares do turismo cubano e este da Economia do país.
O turismo português está a crescer acima da média do Mundo, revelou o secretário de Estado lembrando, a propósito, que sem o Turismo Portugal teria demorado muito mais tempo a sair da recessão técnica em que se encontrava. Afinal em 2013 recebemos mais de 14 milhões de visitantes que deixaram por cá 9 mil milhões de euros. Uma subida acima da média mundial, da média da Europa e da média da Europa Mediterrânea que será a nossa principal concorrente.
A estratégia do Governo para a promoção turística, segundo Adolfo Mesquita Nunes, dá mais ênfase à comunicação do que à organização de eventos, privilegiando-o “online” como o provam as campanhas institucionais onde os convites a “bloggers” para que visitem Portugal passaram a estar em pé de igualdade com os convites a jornalistas e operadores turísticos.
Paralelamente – e é esta vertente que mais quero realçar – a promoção do Turismo de Portugal vai apanhar a boleia da Reabilitação Urbana, um desafio que o presente quadro de apoios comunitários elege, tendo em vista a promoção da cultura que vive permanentemente agarrada às cidades com história e alma, desde que convenientemente preservadas.
O Turismo é uma das atividades económicas de futuro e tem vindo a crescer de forma vertiginosa neste século, com mais gente a viajar e a visitar países estrangeiros e com um ainda maior aumento do dinheiro que circula, o que contribui decisivamente para a Economia desses destinos turísticos eleitos.
Acresce que as previsões são de crescimento e que este é um setor que reage rapidamente às crises. Associá-lo à Reabilitação Urbana é realmente inteligente e confirma uma das linhas de força que tem estado na base da promoção internacional do nosso imobiliário como refúgio seguro para muitos investimentos estrangeiros.
Luís Lima
Presidente da CIMLOP
Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa
presidente@cimlop.com
Publicado no dia 04 de julho de 2014 no SOL