A confirmação de uma crescente procura do mercado imobiliário português por parte de cidadãos suíços interessados em investir no sector como alternativa de obtenção de um rendimento seguro ou mesmo apenas interessados em adquirir uma segunda habitação para férias, prova que a procura estrangeira do nosso imobiliário não depende exclusivamente do mercado chinês, embora este seja importante.
Na monitorização que se faz em Portugal sobre a procura imobiliária por parte de estrangeiros, destaca-se uma enorme subida do interesse demonstrado por suíços, mercado que, em certas localizações, integra já o grupo dos cinco maiores mercados interessados na nossa oferta, grupo que incluiu ainda a França, o Brasil, o Reino Unido e os Estados Unidos da América, onde o próprio sector imobiliário também está em recuperação.
Nem só de vistos gold vive o mercado imobiliário português que está a voltar a marcar pontos em mercados tradicionalmente muito focados em Portugal, como é o caso do mercado do Reino Unido, e a consolidar outros mercados estrangeiros, nomeadamente europeus, de que o mercado francês é o exemplo mais feliz e de maior sucesso também em parte por uma aposta séria da nossa promoção.
O Salão do Imobiliário e do Turismo Português em Paris regressa em sexta edição já em Maio, mais precisamente de 20 a 22 de Maio, beneficiando também do protocolo de parceria que assinei, em 2012, na qualidade de presidente da Associação de Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), com o Syndicat Français de L’Immobilier (SNPI), a maior associação empresarial francesa do sector do imobiliário.
À luz deste protocolo, o conhecimento do mercado imobiliário português junto da procura francesa é mais constante e eficaz dando mais força à projeção que iniciativas como a do Salão do Imobiliário e do Turismo Português em Paris potenciam. Apostas na Reabilitação Urbana que se cruza com o turismo residencial também contribuem para esta crescente redescoberta de Portugal por parte dos franceses.
O Regime Fiscal para Residentes Não Habituais que atrai muitos cidadãos da União Europeia ombreia crescentemente em captação de investimento como o tão badalado regime das autorizações de residência para investidores de países terceiros, mais conhecido pelo nome de vistos gold. Esta realidade justifica o esforço colocado na divulgação da nossa oferta imobiliária em fóruns como os do Salão de Paris.
Iniciativa da Câmara do Comércio e da Indústria Franco Portuguesa (CCIFP) apoiada pela Associação Industrial Portuguesa (AIP) Feiras Congressos e Eventos e pela APEMIP, estes encontros têm contribuído para consolidar a imagem de um novo Portugal, mais moderno e com uma oferta imobiliária única, não apenas na relação preço / qualidade mas principalmente em tudo o resto que se oferece, ou seja a amenidade social, política e meteorológica (leia-se Sol) do país mais ocidental da Europa.
Luís Lima
Presidente da CIMLOP
Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa
presidente@cimlop.com
Publicado no dia 12 de Março de 2016 no Sol