O impacto das medidas para a dinamização da reabilitação urbana e do mercado de arrendamento apresentadas pelo senhor Ministro da Economia, Dr. Vieira da Silva, na intervenção que proferiu a encerrar o Seminário que a Associação de Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) promoveu, há dias, na EXPONOR, foi tal que, as novidades divulgadas no mesmo local pelo Senhor Secretário de Estado da Justiça Dr. José Magalhães quase passavam despercebidas.
O Dr. José Magalhães confirmou para breve um novo serviço electrónico que virá facilitar, aos cidadãos e às empresas, o acesso online à informação predial simplificada, a via mais rápida, mais simples e mais barata para verificar se “se encontram registadas sobre um determinado prédio hipotecas, penhoras ou quaisquer outros ónus ou encargos”.
A agilização dos despejos e a adopção de uma carga fiscal mais competitiva sobre os rendimentos do arrendamento urbano, anunciadas no Seminário da APEMIP, como incentivos ao investimento na área da construção e do imobiliário irão criar um quadro favorável à “revitalização e repovoamento das nossas cidades”, para citar uma expressão do Dr. José Magalhães, convidado de honra do almoço que a APEMIP ofereceu, a anteceder o Seminário que promoveu na IMOBITUR.
Seminário onde a presença do Dr. José Magalhães, a abrir, e do Dr. Vieira da Silva a encerrar, este, acompanhado por quatro dos Secretários de Estado que integraram a comissão que estudou o sector, revela a mediação imobiliária como o espaço de encontros e de soluções.
Luís Lima
Presidente da APEMIP
Publicado dia 26 de Março no Expresso