Na Ribeira Brava, município madeirense que teve freguesias duramente atingidas pelas chuvas intensas de Fevereiro, ainda são visíveis alguns dos efeitos da tragédia, mas o que salta aos olhos de quem visita a Madeira são as obras de restauro e recuperação e é a determinação da esperança e da vontade de fazer com que tudo volte à normalidade.
Desloquei-me anteontem à Ilha da Madeira para ser portador das manifestações de solidariedade que a Associação de Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) mobilizou com a União de Créditos Imobiliários (UCI) e também com a Home Energy, e referi, em consciência, nas instalações da Associação de Desenvolvimento da Ribeira Brava (ADBRAVA), que somos nós que devemos estar agradecidos.
Foi aliás esse o sentido da minha deslocação à Ilha da Madeira – agradecer a todos os madeirenses o exemplo de tenacidade demonstrado perante as vicissitudes sofridas. A força dos madeirenses é contagiante e por isso, mesmo quando entregamos uma determinada verba monetária como a que foi entregue à Associação de Desenvolvimento da Ribeira Brava (ADBRAVA), somos nós quem está em dívida e deve agradecer.
É que testemunhar essa determinação colectiva para vencer e para superar toda e qualquer dificuldade é um privilégio raro, até para aqueles que se sentiram madeirenses, desde a primeira hora, quando viram os efeitos que a fúria da Natureza causou sobre as populações e sobre muita obra construída, com imenso esforço, pelo povo da Madeira.
A APEMIP instituiu, por minha iniciativa, em Dezembro último, a prática de apoiar, uma vez por ano, efectiva e socialmente, instituições carenciadas que nos mereçam esse crédito. O donativo anteontem entregue na Ribeira Brava foi um contributo excepcional que contou com o apoio do nosso patrocinador oficial UCI.
O Dr. Eric Klesta, quadro superior internacional do grupo UCI e da Comprar Casa, e o Dr Pedro Megre, Director Geral da UCI Portugal, ambos presentes na cerimónia simbólica da Ribeira Brava, testemunharam e ficaram igualmente sensibilizados pela naturalidade e pela gratidão com que fomos recebidos neste município da ilha da Madeira, não apenas pela Presidente da Associação de Desenvolvimento da Ribeira Brava (ADBRAVA), Dra Nivalda Gonçalves, mas também pelo Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Sr. Ismael Fernandes.
Situação que, aliás, se repetiria no Funchal, quando fomos entregar ao Abrigo Infantil Nossa Senhora da Conceição, uma instituição de apoio a crianças e jovens em risco, um dos painéis solares que a APEMIP e a Home Energy, no âmbito de uma campanha de solidariedade assumida em parceria, oferecem a instituições carenciadas, para que possam melhor aquecer as águas e os corações.
Luís Carvalho Lima
Presidente da Direcção Nacional da APEMIP
Publicado dia 14 de Julho de 2010 no Público Imobiliário