Se tudo correu como previsto, ontem, na 24ª Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, o fiscalista Abílio Marques, reconhecido especialista em matéria de fiscalidade sobre o património imobiliário, falou, no Seminário que a APEMIP organizou nesta Concreta, sobre as particularidades das novas avaliações fiscais. A este propósito, só espero, concretamente falando, que esteja para breve o enterro do moribundo IMT e que tenhamos de pedir a Abílio Marques que volte a abordar esta temática mas então à luz de um novo e mais justo desenho fiscal para o sector.
Se tudo correu como o previsto, ontem, na 24ª Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, eu encerrei o Seminário que a APEMIP ali organizou, sob o tema “A mediação no equilíbrio do Mercado”, e lembrei aos participantes que a internacionalização do nosso imobiliário é fundamental para a recuperação do sector e da nossa Economia. A este propósito, só espero, concretamente falando, que este esforço da mediação imobiliária portuguesa em captar capitais estrangeiros, mereça os apoios oficiais que ainda não tem.
Se tudo correu como o previsto, ontem, na 24ª Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, que abriu na EXPONOR, mais uma vez com a significativa presença da APEMIP, um dos colaboradores do Gabinete de Estudos da APEMIP apresentou, no Seminário da APEMIP, uma detalhada e completa análise do mercado imobiliário na Área Metropolitana do Porto. Concretamente falando, continuo a insistir na urgência do estudo e da formação como bases indispensáveis à competitividade empresarial que os presentes desafios nos colocam.
Se tudo correu como o previsto, ontem, na 24ª Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, o Presidente da Associação Portuguesa de Coaching, Eng Viana Abreu, orador convidado para falar do treinamento para a excelência empresarial, terá, com autoridade, sublinhado a importância desta preparação contínua, que muito tem passado, no nosso sector, pela actividade da nossa associação empresarial, a APEMIP. A este propósito, só espero, concretamente falando, que esteja para breve o reconhecimento deste nosso papel formador e regulador.
Se tudo correu como o previsto, ontem, na 24ª Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, o Dr. Sérgio Marques, Director de Desenvolvimento Comercial da UCI, patrocinador oficial da APEMIP, terá levantado o véu sobre algumas ferramentas financeiras, que procuram ajudar a reanimar negócios, num contexto de algumas dificuldades financeiras. A este propósito, só espero, concretamente falando, que a restante banca se deixe contagiar pelo exemplo da União de Créditos Imobiliários e também regresse ao tempo da normal concessão de créditos, com os cuidados necessários.
Luís Carvalho Lima
Presidente da Direcção Nacional da APEMIP
Publicado dia 21 de Outubro de 2009 no Público Imobiliário