O Salão Imobiliário de Portugal (SIL), uma das bandeiras da Associação Industrial Portuguesa (AIP), é, pelo prestígio consolidado, interna e externamente, uma ponte para mercados imobiliários em África, nas Américas, na Europa e na Ásia. Lisboa, a cidade do Salão Imobiliário de Portugal, que ainda mantém a sigla do tempo em era Salão Imobiliário de Lisboa, volta a ser capital que faz pontes para todo o Mundo.
Este ano, com a responsabilidade acrescida de ter aceitado o cargo de presidente da Comissão Organizadora do Salão Imobiliário de Portugal, SIL 2013, sucedendo ao meu amigo Dr. Paulo Sousa, da Caixa Geral de Depósitos, o que torna ainda mais difícil esta responsabilidade, este ano estou convicto que esta vocação para a internacionalização do imobiliário português tem de afirmar-se ainda mais no Salão Imobiliário de Portugal.
Tenho de referir, a propósito, a primeira edição do Salão Imobiliário de Portugal em Londres, recentemente organizada pela Câmara de Comércio de Portugal no Reino Unido em parceria estratégica com a Associação Industrial Portuguesa (AIP) via Salão Imobiliário de Portugal (SIL), como uma jornada que mostrou como a oferta do imobiliário português é uma boa oportunidade para investidores estrangeiros.
Poucas ofertas imobiliárias são, como a nossa, tão consistentes para investimentos seguros. Uma mensagem que o próximo Salão Imobiliário de Portugal irá promover, a pensar tanto nos mercados habituais como em economias emergentes, da América do Sul à Ásia, passando por África, privilegiando, quando possível, a língua portuguesa como veículo do negócio.
Luís Lima
Presidente da APEMIP e da CIMLOP
Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa
presidente@cimlop.com
Publicado no dia 22 de Junho de 2013 no Expresso