Uma das cidades que vai ficar mais perto de Lisboa, de hoje até sábado, é a cidade de Casablanca. A Câmara de Comércio e Indústria de Serviços de Casablanca, com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), vai estar presente na edição de 2016 da Tektónica que hoje abre nas instalações da Feira Internacional de Lisboa.

Marrocos – é bom recordar – tem contribuído para o crescimento das exportações portuguesas nos últimos anos e é uma economia dinâmica e em crescimento sendo um país com quem mantemos óptimas relações culturais e diplomáticas e sem divergências quer no ponto de vista político ou económico.

País em desenvolvimento acelerado, com uma classe média em rápido crescimento, com estabilidade política e social, com excelentes redes rodoviárias, aeroportuárias e boas telecomunicações, Marrocos, aqui tão perto, é também um destino de oportunidades.

Desde logo no sector da construção e obras públicas, por força da renovação de infraestruturas em curso neste país do Norte de África, uma das principais prioridades de Marrocos. Isto sem esquecer o das energias renováveis, eólica e solar, uma aposta forte da economia marroquina.

Na que é a maior feira portuguesa para o sector da construção e obras públicas, a edição 2016 da Tektónica que hoje abre, receberá, além de Marrocos, muitos empresários potencialmente interessados em parcerias com Portugal, vindos de Espanha, de França, da Alemanha, de Itália, da Colômbia, de Angola, de Moçambique, de Cabo Verde, de S. Tomé, do Canadá, dos E.U.A., da Costa Rica, da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos. 

Os quatro dias de networking internacional da Tektonica 2016 abrem hoje para confirmar o sector da construção como um dos pilares da força da nossa Economia. E para confirmar que o sector está aberto ao Mundo e ao Mundo que fala Português  como o provam  as Jornadas Tektónica da Construção Sustentável na Lusofonia, subordinadas ao tema “O papel da Engenharia e da Arquitectura no desenvolvimento da Economia Empresarial ”.

Na Tektónica 2016 confirmar-se-á a reabilitação urbana como uma das mais importantes áreas de negócio do sector e um desafio indispensável para as cidades que apostam na renovação e em serem polos de desenvolvimento. A Reabilitação Urbana não estará apenas presente num dos prémios Tektónica 2016, A Reabilitação Urbana será uma das constantes deste certame que de hoje até sábado animará a Feira Internacional de Lisboa.

Hoje, já não precisamos de chegar a Lisboa num Lockheed 12 A como aquele em que embarcou Ingrid Bergman, interpretando o papel de Ilsa no filme Casablanca, um clássico do cinema de sempre. Hoje Casablanca está, de novo, tão perto de Lisboa.  E Lisboa tão perto e receptiva a Casablanca e a muitas outras cidades que marcam presença na Tektonica 2016. No terminus de várias rotas aéreas diretas e no centro de políticas de abertura a parcerias de vária ordem que importa sempre aprofundar.

Luís Lima
Presidente da CIMLOP
presidente@cimlop.com

Publicado no dia 4 de Maio de 2016 no Público

Translate »