A Confederação do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP), estrutura em boa hora lançada pela Associação de Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), foi, de facto, a estrela do seminário da APEMIP na abertura da IMOBITUR 2010, seminário a que assistiram o Ministro das Obras Públicas e o Secretário de Estado das Obras Públicas, Drs António Mendonça e Paulo Campos, respectivamente.
No grande Auditório da EXPONOR, onde decorreu o seminário, o Engº. Rui Marques, administrador executivo da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que representou o próprio presidente do AICEP, Dr. Basílio Horta, abriu a sua intervenção dizendo que a APEMIP e o AICEP estão, verdadeiramente sintonizados, e que, até o tema do Seminário (“Mundos com M de Mercado”) podia ser um slogan da agência.
Confirmando a leitura que eu tinha feito, quando recebi os oradores do seminário e outros convidados num almoço realizado nas próprias instalações da EXPONOR, o senhor ministro das Obras Públicas, Dr. António Mendonça, disse que a presença dele e do senhor Secretário de Estado era um sinal do Governo a dar conta da atenção que o sector da Construção e do Imobiliário merece, nomeadamente em momentos como o que estamos a viver.
O anúncio da revisão do “Código do Imobiliário e da Construção, para dar, nas palavras do próprio Senhor Ministro das Obras Públicas, coerência à legislação do sector, foi feito a par do próprio elogio da actividade que a APEMIP tem vindo a desenvolver, nomeadamente na atenção que está a dar à opção fundamental da internacionalização.
Este rasgar de fronteiras económicas, mais fácil se começamos num espaço que partilha a língua portuguesa, foi uma constante deste seminário que contou, entre os oradores, com a presença da Dra. Branca Espírito Santo, presidente da Associação dos Profissionais Imobiliários de Angola (APIMA) e uma das anfitriãs do Salão Imobiliário de Luanda (SIMA), a realizar em Maio próximo.
Faço esta referência, aliás sublinhada em todas as intervenções, porque, como também foi expresso, nós, da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, ao lado da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) e dos companheiros do SEVOCI de S. Paulo e do COFECI, associações fundadoras da CIMLOP, estamos desejosos de chegar à bela cidade de Luanda para, no SIMA, confirmar a criação da CIMLOP e, consequentemente, o nosso empenho alargado de contribuir para melhor as nossas economias.
Luís Carvalho Lima
Presidente da Direcção Nacional da APEMIP
Publicado dia 2 de Abril de 2010 no Sol