A Conselho de Segurança das Nações Unidas indicou formalmente o nome do Eng.º António Guterres para o cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo o seu anuncio sido feito na passada quinta-feira, dia 6 de outubro, em Nova Iorque.

As qualidades do Eng.º António Guterres têm sido louvadas não só em Portugal como no estrangeiro, e parece não haver dúvidas de que será um excelente secretário-geral da ONU.

Este anúncio, que coincidiu com o Encontro de Outono da Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP) que decorreu uma vez mais em Lisboa, fez com que os meus colegas dos países de língua portuguesa nos felicitassem, a nós portugueses, por esta tão honrosa nomeação, mas também a si próprios por verem agora à frente de uma instituição como a ONU alguém que fala a mesma língua.

Independentemente do mérito desta escolha pertencer ao próprio Engº António Guterres, também pelo trabalho que desempenhou na ONU durante uma década, em defesa das populações refugiadas, e ao exemplar trabalho diplomático de Portugal na candidatura vitoriosa, a verdade é que o nome de Portugal sai mundialmente prestigiado com a nomeação do Engº. Guterres e esse prestígio também é benéfico para consolidar o nosso País como um bom destino, por muita gente reconhecido, seja para visitar em férias seja para investir nas múltiplas opções que oferecemos para o investimento externo, imobiliário incluído.

As felicitações que os meus colegas da CIMLOP me endereçaram são também prova provada desta inequívoca realidade. No limite, ser português vai sendo, por estes dias, uma enorme razão de satisfação. Portugal está em alta, sobretudo na rota turística e do investimento imobiliário,  como há muito tempo não estava. E não apenas por uma razão ou por razões cuja importância advém apenas do impacto mediático que podem gerar. Nem sequer, felizmente, por razões de nacionalismo exacerbado.

Não querendo entrar por considerações muito políticas, julgo que poderei dizer que estamos todos – Portugal e demais países – de parabéns com a nomeação do Eng.º António Guterres para Secretário Geral da ONU. Por se tratar de alguém que fará por colocar as suas qualidades ao serviço da paz e do combate às injustiças, desigualdade e descriminação, e que prefere sempre fazer pontes em vez de erguer muros, alguém gera consensos e que aproxima. Algo que modéstia à parte, tentamos também fazer na CIMLOP e em todas as atividades em que promovemos o nosso imobiliário, principalmente  quando o fazemos externamente – trabalhar sempre no sentido de fazer parte da solução e nunca dos problemas.

 

Luís Lima
Presidente da CIMLOP
presidente@cimlop.com

Publicado no dia 15 de Outubro de 2016 no Sol

Translate »