Para o sítio dos consumidores europeus (ECC), o Porto é, este ano, o melhor destino europeu, à frente de Viena, de Dubrovnik, de Praga, de Bruxelas, de Berlim, de Budapeste, de Lisboa, de Florença e de Edimburgo, para citar, por ordem de classificação, as nove cidades europeias que se seguem à do Porto.

O mecanismo de escolha deste título anual passa por uma votação online entre vinte cidades, previamente selecionadas por um júri de especialistas em Turismo. O Porto obteve 26 842 votos dos 209 286 registos europeus validados e comentários muito positivos que estão disponíveis na página da ECC, uma organização não-lucrativa de consumidores e especialistas com sede em Bruxelas dedicada a avaliar produtos e serviços.

A arquitetura, o clima, a gastronomia e as pessoas, bem como a reconhecida tipicidade da cidade do Porto, foram fortes argumentos que ajudaram o turista na escolha deste destino e que ditaram, este ano, a eleição como melhor destino europeu.

Mas mais importante do que afagar o umbigo na vaidade de um título conquistado, é ter a consciência de que todo o nosso país tem caraterísticas únicas e a potencialidade de atrair turistas, assim saibamos explorá-lo e promovê-lo.

Mais importante do que acariciar a autoestima é potenciar este galardão e fazer com que muitos outros potenciais 26 mil visitantes venham a saber da opinião dos 26 842 que votaram na Invicta e ganhem vontade de nos visitar, quem sabe até de investir, neste nosso Portugal.
 
Luís Lima
Presidente da APEMIP
luis.lima@apemip.pt

Publicado no dia 2 de abril de 2012 no Jornal i

Translate »