A Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP) integra já a Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), sendo a voz deste importante sector uma comunidade que redesenha o mapa da Língua Portuguesa no Mundo globalizado em que vivemos.
Recebi, das mãos do Secretário Geral da CE-CPLP, senhor José Anastácio Medina Lobato a “escritura”, se me é permitido utilizar esta metáfora, da entrada da CIMLOP para a Confederação Empresarial da CPLP. Isto aconteceu há dias, num encontro em Lisboa, que serviu também para reafirmar a dinâmica que a CE-CPLP está a desenvolver.
A Confederação Empresarial da CPLP quer contribuir para que Comunidade Lusófona seja , no seu todo, um polo de desenvolvimento económico, capaz de integrar todos os países que a constituem, através de um incremento eficaz do relacionamento privilegiado entre os oito Estados em que o Português é língua oficial.
O peso dos países da lusofonia, onde existem economias marcantes nos respectivos continente e no Mundo, que registam elevadas taxas de crescimento económico, pode ser ainda mais significativo se esta Comunidade souber potenciar-se em toda a sua dimensão geográfica e com os seus 250 milhões de cidadãos.
Já não há, como lembrei em tempos, novos mundos para descobrir e mostrar ao Mundo, como em quinhentos, mas há novos espaços económicos a redesenhar e, neste sentido, esta tarefa é importante para a própria recuperação económica que as economias de Mercado perseguem.
Isto mesmo escrevi na carta em que, como presidente da Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP) formalizei, junto do comendador Jorge Rocha de Matos, o pedido de adesão à Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
A CIMLOP, agora também integrante da Confederação Empresarial da CPLP, conjugará neste novo contexto e com naturalidade o empenho que sempre demonstrou na internacionalização das economias que falam Português, através das áreas de negócio que mais nos mobilizam e que ainda são determinantes para qualquer desenvolvimento sustentado.
Luís Carvalho Lima
Presidente da CIMLOP
Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa
presidente@cimlop.com
Publicado no dia 01 de dezembro de 2012 no Diário de Notícias