É a principal mostra do sector imobiliário do país e por isso justifica-se que passe a denominar-se Salão Imobiliário de Portugal, mantendo, no entanto, o nome de sempre – SIL – sigla formada pelas iniciais de Salão Imobiliário de Lisboa.
Reconhecidamente como uma dos principais feiras imobiliárias da Península Ibérica, estatuto reforçado este ano por força do bom comportamento do mercado imobiliário português neste contexto de crise, o SIL desenvolve-se sob o tema “Novos desafios novas oportunidades”.
Mais uma vez a APEMIP vai estar presente, com um dos stands âncora do certame, bem visível à entrada do Pavilhão 3, espaço que acolhe a presença de parceiros estratégicos e instituições que habitualmente colaboram com a mediação imobiliária.
É o caso do Instituto de Registos e Notariado, do Instituto Geográfico Português, da ADENE – Agência para a Energia e da Domusvenda, lado a lado com o Portal dos Mediadores Imobiliários – CasaYES, a APEMIP TV, a APEMIP Green, a APEMIP Seguros, a Academia APEMIP e o Gabinete de Estudos.
A União de Créditos Imobiliários (UCI), patrocinador oficial da APEMIP, estará também presente no stand da mediação, sendo alias também de destacar a presença de um quadro da UCI no Seminário Nacional que vamos organizar a par do Salão de Lisboa, ou melhor, de Portugal.
Subordinado ao tema “Imobiliário Perspectiva a Recuperação”, o seminário da APEMIP, que decorrerá no dia 18, segundo dia do Salão, assume-se como uma das âncoras desta feira pela mobilização de profissionais que também gera e pela própria pertinência da temática, bem como pelo elenco dos oradores.
Mas a grande novidade do stand APEMIP no SIL’09, que decorrerá de 17 a 20 do corrente mês de Setembro, é um espaço artístico dedicado aos mais jovens, no qual desafiamos todos, dos 2 aos 102 anos, a desenharem uma casa de sonhos. À troca de cada desenho, para o qual fornecemos papel e lápis, oferecemos uma caixa de lápis de cor onde colamos o “logo” da iniciativa – “Eu fiz uma casa na APEMIP”.
Com a simplicidade de quem sabe que o sector da Construção e do Imobiliário tem futuro e que o papel da mediação imobiliária é, precisamente, identificar a casa dos sonhos à medida das possibilidades de cada um.
Luís Carvalho Lima
Presidente da Direcção Nacional da APEMIP
Publicado dia 12 de Setembro de 2009 no Jornal de Notícias