A saudável auto-estima que emana de um vídeo intitulado “O Que os Finlandeses Precisam Saber Sobre Portugal”, vídeo alojado no youtube (http://www.youtube.com/user/GeracaoCCascais), também deveria apelar a que, sempre que seja possível, optemos por produtos nacionais, evitando importações que desequilibram a nossa balança comercial.

Mesmo considerando, por exemplo, que a nossa produção de telemóveis está longe da produção finlandesa, país da Nokia, apesar de muita gente pensar que esta marca é japonesa, engano que não parece desagradar aos próprios finlandeses aparentemente convencidos que a matriz nipónica pode ser positiva para artefactos electrónicos.

Não será pelos “nokias japoneses” da Finlândia – admiro o espírito de um fabricante que parece abdicar da nacionalidade para beneficiar dos efeitos positivos da falsa naturalização japonesa – que dominam 60% do mercado português de telemóveis que a nossa balança comercial irá desregular-se muito, mas nokia a nokia enche a importação o papo.

Escolher produtos nacionais, é, pois, uma das mudanças que temos de adoptar, sem fundamentalismos mas considerando que às vezes, que muitas vezes, o valor acrescentado existente nos produtos estrangeiros é apenas uma incorporação de marketing e/ou de um design mais ousado, que também conta, é certo, mas que pode pesar excessivamente no nosso bolso.

Desde a perda de importância do nosso têxtil nas nossas exportações que devíamos saber isto de cor e salteado.

Luís Carvalho Lima
Presidente da APEMIP

Publicado dia 18 de Maio de 2011 no Diário Económico

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