Amanhã, domingo, dia 9 de Maio, se tudo correr como previsto no momento em que alinhavo este pequeno escrito, formalizar-se-á, em Luanda, a Confederação do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP), estrutura de cúpula do movimento associativo empresarial da fileira da Construção e do Imobiliário dos países que falam Português.
Lançada por um grupo de associações empresariais de Angola, do Brasil e de Portugal, esta CIMLOP tem a intenção de se alargar a organizações congéneres dos restantes países que falam Português, se, e quando existirem condições e vontades para esse tal alargamento, visando a captação de investimento, nas áreas da construção e do imobiliário, para os países de origem das associações que a constituem.
A importância da constituição da CIMLOP como instrumento para a captação de investimento estrangeiro, comprova-se bem pelas anunciadas presenças do Senhor Ministro Angolano do Urbanismo e da Construção, Dr. José dos Santos da Silva Ferreira, e do Senhor Ministro Português das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Prof. Dr. António Mendonça, na cerimónia de amanhã.
Esta ocorrerá no último dia do Salão Imobiliário de Angola (SIMA), uma feira onde a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) está presente, com um stand de promoção de Portugal, de Norte a Sul, no Continente e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, enquanto destino privilegiado para investimento no sector imobiliário, nomeadamente nas áreas do residencial turístico.
O Imobiliário move-se, o que é um bom sinal.
Luís Carvalho Lima
Presidente da Direcção Nacional da APEMIP
Publicado dia 8 de Maio de 2010 no Expresso