As convenções anuais da National Association of Realtors (NAR), a grande associação empresarial e profissional do imobiliário norte-americano e uma das maiores do Mundo, são também pontos de encontro para representantes de vários mercados imobiliários que se revêem nas Economias de Mercado.
Este ano, marcada para New Orleans, a Convenção da NAR 2010 voltou a ser um importante fórum mundial para quem está nos mercados imobiliários e sabe que o desenvolvimento que todos procuram continua a passar por esta complexa e vital área de negócio.
Embora com outro estatuto, as Convenções da NAR ombreiam com os melhores salões imobiliários do Mundo, na promoção dos vários mercados imobiliários que directa ou indirectamente se fazem representar e que, em regra, se apresentam sob a chancela das mais fortes associações empresariais do sector.
O nosso país, pela presença da Associação de Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, apresentou-se em New Orleans como destino turístico e local de investimentos imobiliários seguros, e também como um dos pilares Confederação do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP), instituição já em velocidade de cruzeiro.
Prova deste impacto positivo foi a recepção que a Massachussets Association of Realtors (MAR) concedeu à delegação portuguesa, numa clara e rendida valorização do mercado imobiliário português, também reconhecido pela presidência da NAR em vários momentos da Convenção.
Isto aconteceu no jantar de despedida de Vicky Cox Golder, a presidente da NAR do ano de 2010, onde a nossa delegação foi uma das convidadas especiais e na cerimónia de entronização do novo presidente Ron Phipps e sua esposa Susan Phipps, americana pelo casamento, portuguesa pelo nascimento.
Neste momento chave da Convenção Anual da NAR, tive a oportunidade de apresentar ao casal Ron e Susan Phipps, os presidentes das duas instituições brasileiras que integram a CIMLOP, João Teodoro (COFECI) e João Crestana (SECOVI), ambos também presentes neste encontro de New Orleans.
Modéstia à parte, devo referir que a APEMIP soube, mais uma vez, transmitir uma imagem de um Portugal onde é bom investir, incluindo num encontro que mantivemos com o Presidente da União de Créditos Imobiliários (UCI), Roberto Colomer, com a Administradora Executiva do Council of Residential Specialists (CRS), Ms. Nina J. Cottrell, e com a Directora de Relações Internacionais do CRS, Ms. Toni Sherman, duas figuras de referência neste universo do imobiliário norte-americano.
Luís Carvalho Lima
Presidente da Direcção Nacional da APEMIP
Publicado dia 20 de Novembro de 2010 no Jornal de Notícias