Num dos títulos mais felizes da Convenção Anual dos agentes imobiliários dos Estados Unidos da América, este ano de novo realizada no coração de Louisiana, lia-se que este encontro iria transformar New Orleans em NARleans (“This Week, New Orleans Becomes ‘NARleans”), neologismo criado a partir da sigla da National Association of Realtors (NAR) e do topónimo Orleans.

Há quatro anos, quando a cidade ainda sentia os efeitos do furacão Katrina que a devastara em 2005, a NAR, a mais forte organização imobiliária do Mundo, com mais de um milhão e quatrocentos mil associados nos Estados Unidos, reuniu a sua Convenção Anual em New Orleans. Os mediadores imobiliários norte-americanos foram dos primeiros profissionais a mobilizarem-se na reconstrução da cidade.

Isto mesmo foi recordado este ano nesta nova Convenção da NAR, realizada na mais famosa cidade de Louisiana, por Peter Knight, um dos oradores convidados deste encontro, o mesmo professor inglês que em Fevereiro de 2008 esteve em Lagoa, no Algarve, num seminário que a Associação de Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) ali organizou.

As Convenções anuais da NAR, posto que centradas na realidade dos Estados Unidos da América, transformam-se num pólo de oportunidades. Acresce que nós, portugueses, tínhamos este ano um motivo extra para estar neste encontro norte-americano – o presidente da NAR para o ano de 2011, entronizado nesta Convenção, Ron Phipps, é casado com uma portuguesa, Susan Martins.

Não direi esse lugar comum  que proclama, em momentos como este, que o Mundo é pequeno, embora saiba que o Mundo é de facto pequeno, não pelo facto de um americano ter casado com uma portuguesa, mas pelo facto de podermos, pelo menos no Mundo Ocidental, promover nos quatro cantos do planeta, o nosso imobiliário, num esforço de internacionalização que pode ser vital para a nossa própria economia. E isto, como se sabe, também ocorre, e até pode ocorrer de forma mais eficaz, em momentos como os de uma Convenção da NAR.

Já no regresso a Portugal, a delegação da APEMIP que se deslocou aos Estados Unidos para a Convenção da NAR, conta avistar-se em New York, com o nosso embaixador da Agencia para o Investimento e Comércio Externo (AICEP), nessa emblemática cidade, Eng. Rui Boavista Marques, encontro que decorrerá, se tudo correr como previsto, depois de ter escrito esta crónica, mas antes dela poder ser lida pelos nossos leitores. A pretexto e em nome da internacionalização do nosso imobiliário.

Luís Carvalho Lima
Presidente da Direcção Nacional da APEMIP

Publicado dia 19 de Novembro de 2010 no Sol

Translate »