O Salão da IMOBITUR, este ano muito alavancado pela sempre habitual presença da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), registou, durante o Seminário Nacional da APEMIP ( subordinado ao tema “Mundos com M de Mercado”), um momento particularmente significativo. Refiro-me à assinatura de um protocolo entre a APEMIP e a AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas), a dar público conhecimento do empenho concertado destas duas associações portuguesas na criação da Confederação Imobiliária de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP).
A assinatura desta autêntica carta de intenções foi testemunhada por representantes das demais organizações fundadoras da CIMLOP – o Sindicato da Habitação de São Paulo (SECOVI SP), o Conselho Federal de Correctores de imóveis (COFECI, Brasília) e a Associação de Profissionais e Imobiliários de Angola (APIMA), bem como, pelo .Senhor Ministro das Obras Públicas, Dr. António Mendonça, e pelo senhor Secretário de Estado das Obras Públicas, Dr Paulo Campos, ambos ainda presentes no seminário neste momento do arranque simbólico de uma confederação que se quer marcante, e que, irá nascer, formalmente, em Angola, no próximo mês de Maio, durante o Salão Imobiliário de Luanda.
Dois dias depois, tive o prazer de receber na feira o Senhor Secretário de Estado da Justiça e da Modernização Judiciária, Dr. José Magalhães, e nas palavras que lhe dirigi, fazendo o balanço dos primeiros dois dias de IMOBITUR, disse que a grande estrela estava a ser, como foi, a Confederação do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP).
A presença e a intervenção no seminário da Presidente de Associação de Profissionais e Imobiliários de Angola (APIMA), Dra Branca do Espírito Santo, presença particularmente saudada por todos os demais oradores, do Senhor Ministro das Obras Públicas, Dr. António Mendonça, ao Administrador Executivo da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Eng. Rui Marques, passando pelo Presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), Eng Reis Campos, e pelo administrador do Banco Santander Totta, Dr. Carlos Amaral, o sucesso da presença da Dra, Branca do Espírito Santo foi, também, prova do impacto da APEMIP nesta Imobitur 2010
O reconhecimento do nosso peso na Economia, sublinhado pelo Senhor Ministro das Obras Públicas, na intervenção inicial do seminário, e a aceitação da urgência sentida quanto à necessidade da consagração legal do alargamento das competências da mediação imobiliária são momentos vários, que também justificam que estes quatro dias de Exponor, de 25 a 28 p.p.,tenham sido dias marcantes para o sector imobiliário e para a associação empresarial da mediação.
Luís Carvalho Lima
Presidente da Direcção Nacional da APEMIP
Publicado dia 31 de Março de 2010 no Público Imobiliário