As nomeações para os “Óscares” de turismo de viagens de 2010, na expressão do “The Wall Street Journal”, vão ser tornadas públicas no próximo dia 10, e Portugal, que em 2009 conquistou quatro destes prémios de referência, volta a ser um dos candidatos europeus de peso.
Estes prémios, denominados “The World Travel Awards”, distinguem a excelência na oferta turística de viagens, em variadíssimas categorias específicas, na perspectiva da melhor qualidade exigida pelo consumidor mais consciente e mais conhecedor do que pode, e deve ser fruído no turismo de viagens.
Em 2009, o melhor destino turístico da Europa, o melhor destino de Cruzeiro da Europa e o melhor destino europeu para city break, foram “óscares” conquistados por Lisboa, sendo o melhor resort turístico da Europa também atribuído a uma unidade hoteleira de luxo, situada no concelho de Albufeira.
Londres, Paris, Barcelona, Praga, Veneza, Cannes são apenas algumas das cidades que, a par de Lisboa, estavam nomeadas para os prémios que a capital portuguesa conquistou em 2009, numa concorrência fortíssima que também existiu na disputa do “Óscar” para o melhor resort europeu.
Às vezes, numa inexplicável tendência para um doentio pessimismo, olhamos sem ver, e, esquecemo-nos dos nossos melhores trunfos neste jogo disputadíssimo como é, também, o da internacionalização deste sector chave para a nossa economia que é o do imobiliário turístico.
Não podemos desperdiçar estas oportunidades. Esta é uma frase que utilizamos, amiúde, para criticar prestações menos bem conseguidas das equipas portuguesas de futebol que disputam ligas de alta competição, mas, é também, uma frase aplicável na Economia.
Luís Carvalho Lima
Presidente da Direcção Nacional da APEMIP
Publicado dia 6 de Março de 2010 no Expresso