Esta característica muito específica da mediação imobiliária portuguesa que é a de não desistir nem soçobrar às dificuldades do dia-a-dia, foi mais uma vez reconhecida pelo Senhor Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Dr. João Tiago Silveira, no decorrer do Seminário Nacional que a APEMIP organizou, no passado dia 22 de Junho, em Coimbra.
O Dr. João Tiago Silveira, discursando na sessão de encerramento do referido seminário, endereçou um convite à Associação de Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), a que presido, no sentido de integrar a comissão de acompanhamento do programa Simplegis, com o mesmo empenho que demonstramos na Comissão de Desformalização, que funcionou no Ministério da Justiça.
Mais do que contribuir para a execução do programa Simplegis (destinado a limpar o sistema jurídico de diplomas legais que já não são aplicáveis, aperfeiçoando aqueles que devem continuar a aplicar-se), a nossa presença na comissão de acompanhamento é tida como útil, precisamente pelo empenho contra todos os esmorecimentos, com que nos entregamos às causas que assumimos como nossas.
Causas justas e oportunas, como a da reabilitação e regeneração urbanas, tema do seminário em apreço, cujo primeiro orador, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr Carlos Encarnação, fez questão de sublinhar como sendo uma emergência nacional indispensável para as cidades e para a retoma da Economia do pais. Causas pelas quais a APEMIP se bate, certa que, ao fazê-lo, contribui positivamente para o interesse público.
Luís Carvalho Lima
Presidente da Direcção Nacional da APEMIP
Publicado dia 3 de Julho de 2010 no Expresso