Ben S. Bernanke, Presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos (FED), a instituição norte-americana correspondente aos Banco Central Europeu (BCE), que Jean-Claude Trichet, Presidente do BCE e Henrique Meirelles, Presidente do Banco Central do Brasil, nomeiam como amigo, Ben Bernanke apelou à banca norte-americana para que conceda mais crédito às pequenas e médias empresas.
Para este economista, a recuperação económica passa por uma maior facilidade de acesso ao crédito por parte das empresas com capacidade creditícia, condição que, em grande parte, depende da banca, de acordo com o Presidente da FED, que apelou a uma maior abertura neste domínio, sem prejuízo da manutenção de critérios prudentes da concessão do crédito. Um bom conselho de um bom amigo do Presidente do BCE.
O apelo do Presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos foi lançado na semana em que o senado norte-americano aprovou uma reforma financeira, que estabelece novas regras para os bancos norte-americanos, regras susceptíveis de evitar o desenvolvimento de crises financeiras como as que foram desencadeadas em 2008 e, principalmente, regras que dificultam que os bancos transfiram para os clientes os efeitos dos erros financeiros dos próprios bancos.
Ben S. Bernanke – recorde-se – é, para a revista americana “Forbes”, segundo o mais recente ranking, a quarta pessoa mais influente no Mundo, só superada pelo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pelo Presidente da China, Hu Jintao e pelo ex-presidente da Rússia Vladimir Putin.
Luís Carvalho Lima
Presidente da Direcção Nacional da APEMIP
Publicado dia 24 de Julho de 2010 no Expresso