O trabalho de erguer uma iniciativa da dimensão de um December Business Meetings como o que a Associação de Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), na qualidade de principal membro português da Federação Internacional do Imobiliário (FIABCI), acaba de organizar em Lisboa consolida a ideia da enorme importância que a Confederação do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP) tem neste quadro económico global em que vivemos.

Esta pioneira afirmação mundial do imobiliário português, um mercado que se assume como uma alternativa credível e segura de investimento, é muito importante para a nossa recuperação económica. Várias razões contribuem para isso, mas a clara projecção do espaço da lusofonia no espaço de negócios que a CIMLOP pode proporcionar é uma acrescida razão para o sucesso da nossa afirmação internacional, na exacta medida em que estamos profundamente empenhados na dimensão geográfica lusófona.

É isto que conto reportar, muito em breve, ao senhor ministro da Economia, esperançado em obter apoios mais concretos a esta nossa acção continuada de diplomacia económica, centrada no imobiliário e na construção, acção em que pessoalmente me empenho desde a hora que assumi responsabilidades associativas no movimento empresarial do sector, e que foi visível na constituição da CIMLOP e no desenvolvimento da actividade desta Confederação, cuja próxima iniciativa terá lugar, em Moçambique, em Fevereiro.

Como se viu nestes Encontros de Dezembro em Lisboa, Angola, Brasil e Portugal, países a que pertencem as associações fundadoras da CIMLOP, são referências estimadas e promissoras no universo do Mundo dos negócios que se desenham de forma transparente e visam contribuir para o desenvolvimento sustentado das respectivas economias e, globalmente, das economias com que se relacionem.

A provar que não sou o único que aposta no nosso mercado imobiliário, como uma oportunidade de investimento, registo, com as cautelas de quem ainda não conhece o projecto, que fui contactado durante os Encontros de Dezembro em Lisboa por uma produtora de televisão com ligações a um canal Holandês que prepara uma série de programas em torno da promoção da nossa realidade imobiliária junto daquele público do Norte da Europa.

É, no mínimo, um sinal de interesse pela nossa realidade que também implica a concessão de benefícios de credibilidade para com o sector da Construção e do Imobiliário português, sinais que, internamente, não são tão visíveis como desejaríamos, mesmo quando o nosso fado está a mudar e já não é apenas o fado da desgraçadinha para passar a ser Património Imaterial da Humanidade.

Luís Lima

Presidente da APEMIP

luis.lima@apemip.pt

Publicado no dia 07 de Dezembro de 2011 no Público

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