O principal desafio que se coloca ao Turismo em Portugal – no Algarve e em muitas outras zonas do país onde esta actividade está também a contribuir para a recuperação económica – é o da criação de estratégias que facilitem a existência de turismo durante todo o ano. Portugal tem condições excelentes para captar turistas em todas as épocas desde que encontre os mercados certos para cada estação com vantagens enormes para a oferta e para a procura.

Esta podia ser a principal conclusão de um encontro informal que organizei recentemente no Algarve e que contou com a presença do Presidente da Associação Intermunicipal do Algarve e da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, do Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, do Presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, do Presidente do Novo Banco, António Ramalho, do Presidente da Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa, Manuel Reis Campos, do Diretor do Aeroporto de Faro, António Mota Borges, do Comandante Distrital da GNR de Faro, Coronel Silva Gomes e ainda de Alain Duffoux, presidente da associação francesa congénere da APEMIP, o Syndicat Nationel des Professionnels Immobiliers (SNPI).

O encontro – apesar da natural informalidade que a época do ano, o lugar e o eclético leque de presenças exigiam –  serviu para confirmar a convergência de pensamento  de diferentes sectores sobre a importância para o nosso país do Turismo quando conjugado com o Imobiliário.

Como disse Manuel Reis Campos, presidente da CPCI, ” é importante promover uma visão global do sector imobiliário” sem esquecer todos os aspectos sensíveis como são, por exemplo, os da segurança ou do ordenamento do território. Uma opiniâo que converge com a de Alain Duffoux, presidente  do Syndicat Nationel des Professionnels Immobiliers (SNPI)  para quem o crescente interesse que os cidadãos franceses têm pelo imobiliário português é cimentado pela amenidade climatérica e social, entre outros atractivos, preços competitivos incluidos.. 

Este ano, lembro, os franceses têm sido os estrangeiros que mais investem no imobiliário português. Os números do primeiro semestre de 2016 revelam isso mesmo com  um aumento da procura francesa no Algarve e em Lisboa mas também no Norte, nomeadamente no Porto, cujo valor turístico tem vindo a aumentar.

Neste contexto, e como poderiamos ter concluído no encontro informal que tive o privilégio de organizar há dias no Algarve, o grande desafio é o de consolidar ofertas de qualidade turística durante o ano todo. Diversificando mercados e cimentando este casamento de sucesso para Portugal entre o Turismo e o Imobiliário.

 

Luis Lima
Presidente da CIMLOP
presidente@cimlop.com

Publicado no dia 22 de Agosto de 2016 no Diário Económico

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