O Algarve é, para muitos portugueses e para muitos estrangeiros, um primeiro grande amor no que respeita ao destino preferido para férias. Às vezes, este público, por variadíssimas razões, quase sempre económicas, seja pelo desafogo seja pelo aperto, afasta-se embora acabe por regressar.

Alguns portugueses, que experimentaram destinos menos conhecidos e mais apetecidos, estão a voltar, resgatados pela crise ou pela necessidade de fazer escolhas certas e seguras, num regresso que também se verifica em públicos habituais, como são os ingleses e os irlandeses.

Aos poucos, como é reconhecido por empresários da hotelaria e da restauração algarvias, as taxas de ocupação estão a voltar aos valores habituais da época de Verão, graças à procura interna mas também à procura internacional, com a exceção da espanhola que continua a cair.

Neste contexto, e com estas tendências, o Algarve tem de saber consolidar-se como destino de férias, acolhedor e seguro, com uma oferta turística variada e de qualidade, num território onde a segurança e o respeito pelos estrangeiros é total, e onde tal oferta tem preços muito competitivos.

Preços competitivos para o consumidor e para os potenciais investidores, principalmente aqueles que estão interessados em aplicações seguras como podem ser muitas das ofertas do nosso imobiliário turístico do Algarve, sector por onde também passa parte da nossa própria recuperação económica.

O Algarve tem de potenciar essa característica única de ser um primeiro e grande amor, que sabe renovar-se permanentemente, para muitos turistas nacionais e estrangeiros.

Luís Lima
Presidente da CIMLOP
Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa
presidente@cimlop.com

Publicado no dia 17 de Agosto de 2013 no Expresso

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