Na passada segunda-feira desloquei-me à Ilha da Madeira para entregar um painel solar ao Abrigo Infantil de Nossa Senhora da Conceição, na cidade do Funchal, e um donativo à Associação de Desenvolvimento da Ribeira Brava (ADBRAVA), associação de um município madeirense que também muito sofreu com o temporal que, em Fevereiro, martirizou a região.
Na deslocação ao Abrigo do Funchal, que se situa bem perto do Palácio do Governo Regional da Madeira, eu e o Dr. Miguel Barreto, CEO da Home Energy, fomos recebidos pela Irmã Celeste, uma das responsáveis pelo Abrigo, e pelo Dr. Pedro Calado, Vereador da Câmara Municipal do Funchal, que fez questão de estar presente no momento em que entregámos o painel solar à instituição.
Este painel é um dos painéis solares que a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) e a Home Energy, no âmbito de uma campanha de solidariedade assumida em parceria, oferecem a instituições carenciadas, para que estas possam melhor aquecer as águas e os corações.
Momentos antes, na Ribeira Brava, onde ainda são visíveis alguns dos efeitos da tragédia de Fevereiro, a par do afã nas obras de restauro e recuperação, o Dr. Eric Klesta, quadro superior internacional do grupo União de Créditos Imobiliários (UCI), o Dr. Pedro Megre, Director-Geral da UCI Portugal, e eu, entregámos um donativo à Presidente da Associação de Desenvolvimento da Ribeira Brava (ADBRAVA), Dr.ª Nivalda Gonçalves, na presença do Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Sr. Ismael Fernandes.
Não se tratou, quer na oferta do painel solar, quer na entrega do donativo, de um acto de caridade, mas de dar corpo à inerente obrigação social das empresas, uma obrigação que também justifica a própria existência das empresas, quando estas criam riqueza e assim podem proporcionar uma distribuição mais equilibrada dessa mesma riqueza.
Na verdade, e como tive oportunidade de referir nos dois locais, somos nós quem somos devedores de agradecimento aos madeirenses, em particular pelo exemplo de tenacidade demonstrado perante as vicissitudes sofridas e, em geral, por projectos de solidariedade social como o do Abrigo Infantil de Nossa Senhora da Conceição, na cidade do Funchal. É com sinceridade que o reconheço.
Luís Carvalho Lima
Presidente da Direcção Nacional da APEMIP
Publicado dia 17 de Julho de 2010 no Jornal de Notícias